A Psicologia Espirita

Por: Ryath (Pesquisado e Inspirado por Marcelinho)

Allan Kardec não fundou a religião espirita, mas sim era um pesquisador, a princípio cético e ateu, que provou a existência dos espíritos e da mediunidade.
Com a obra de Kardec criaram a religião espirita.
A parte religiosa do Espiritismo é maior que a cientifica, pois existem muitas revelações feitas em obras psicografadas, mas não existem tantas pesquisas quanto o material revelado, que é imensamente maior.
Existem muitas crenças no Espiritismo, e isso não é uma coisa ruim, mas muito boa, pois é na religião que conquistamos o autoconhecimento e nos maravilhamos com conhecimentos espirituais, que são interessantíssimos.
A ciência espirita busca conhecer os espíritos e sua relação com a matéria, se relacionando com todos os campos de conhecimento humanos, existe, por exemplo, a Psiquiatria Espirita, a Medicina Espirita, a Psicologia Espirita, Filosofia Espirita, o Direito Espirita e etc. o direito espirita, por exemplo, ele busca com que espíritos através de médiuns possam se manifestar em tribunais, como aconteceu uma vez com Chico Xavier, onde uma carta psicografada sua servia para inocentar um rapaz acusado de assassinato.
O Espiritismo tem aspectos psicológicos, pois ensina a moral e a ética, seguindo princípios dos filósofos Platão e Sócrates.
Faz parte do espirito sua psique, sua natureza interna, que é o que produz pensamentos e sentimentos.
Psique é um nome dado por Sócrates que significa alma ou mundo inteiro.
As almas elevadas se voltam muito para seus interiores.
Pois sim, o que está dentro importa muito.
A Psicologia Espirita visa entender a natureza humana, explicando e estudando o comportamento.
O comportamento é baseado no que existe dentro da gente.
O espiritual tem a parte psicológica, que é interna dos seres, mas também tem a parte de existir em um mundo mais sutil, um mundo espiritual onde os espíritos vivem e existe, que nos revelam tantas psicografias e outras formas de mediunidade no Espiritismo e outras religiões, incluída a Yoga, o Budismo, a Umbanda, o Taoísmo, o Hinduísmo e etc.
Diversas informações espirituais são trazidas por médiuns em diversas religiões, mas elas não são o destaque, como o Espiritismo e a Umbanda.
O Espiritismo divide os seres humanos em três partes, que são: O Corpo Físico, o Períspirito e o Espirito.
O Períspirito é nosso corpo espiritual, que vivemos no mundo espiritual.
Já o Espirito é uma luz que existe dentro de cada ser, e é a parte interna dos seres vivos, portanto a parte psicológica, que produz pensamentos, emoções e comportamentos.
É na psique que ocorre a evolução espiritual, o autoconhecimento. 
O nome Psicologia Espirita foi dado pelo Dr. Jorge Andrea dos Santos, que não era espirita, mas escreveu obras com esse nome.
O Dr. Jorge Andrea abordava o caráter espiritual da psique humana.
Joana de Angeles, um espirito que se manifesta através de psicografias aborda muito bem a psicologia espirita.
Se acredita que unindo a parte espiritual com a psicológica temos uma visão do ser humano como um todo.
Existe a Psicologia Transpessoal, que estuda os aspectos chamados de místicos das religiões, que religam as almas a Deus.
A Psicologia Transpessoal, vai além do pessoal, onde um ser experiência a consciência além de si mesmo, atingindo outras pessoas ou até mesmo a Deus, que é o Todo existente.
A Psicologia Transpessoal é a corrente mais avançada em Psicologia, e segundo diversos espiritas, ela é mais ou menos uma cópia da Psicologia Espirita.
Os espiritas não veem muita validade no Misticismo, que acredita e usa magia, mas a definição desse tipo de misticismo é diferente do da Psicologia Transpessoal.
Diversas religiões tem sua corrente mística, como o Catolicismo, que é chamado de Misticismo Cristão, ou no Budismo, que é chamado de Zen Budismo, ou Hinduísmo, que é a Yoga, ou no Judaísmo, que é a Cabala, ou no Islamismo, que é o Sufismo, ou na Umbanda e o Taoísmo, que não são correntes, mas são todas Místicas.
O Budismo Esotérico tem muita coisa igual ou parecida com o Zen, e também tem um pensamento místico, que vai além de si mesmo, que é a integração com o Todo, que é Deus para diversas crenças.
No Misticismo Cristão existem vários santos famosos, como Santo Agostinho, São Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá e muitos outros.
A Psicologia Transpessoal afirma que a consciência sobrevive a morte e é eterna, pois a energia nunca morre, mas sempre se transforma, detecta também os estados mediúnicos e alterados de consciência, sem seres estados patológicos ou doentes, mas muito pelo contrário, são muito saudáveis e trazem a cura com o autoconhecimento.
A Psicologia Transpessoal trabalha com exercícios da consciência, como a meditação por exemplo, buscando provocar os estados ampliados de consciência.
A Psicologia Espiritual atua nos aspectos morais do indivíduo, que estão ligados aos aspectos emocionais, pois emoções positivas são luz, são amor.
Na Psicologia Espirita se utiliza o Evangelho como base para o autoconhecimento também.
Chico vazia muito o trabalho de evangelização psicografado pelo seu mentor Emmanuel, pois dentro da fé espirita existe o Cristianismo.
Cada religião tem suas ferramentas de autoconhecimento, assim como as ciências da Psicologia e Psiquiatria também.
É como ensina Dalai Lama, a melhor religião é a que te faz melhor, ou seja, a que seguimos o caminho de autoconhecimento.
As religiões são caminhos que nos levam a Deus, cada uma com suas práticas, treinamentos, métodos, rituais, linguagem, revelações, mitologias, parábolas e etc. E a melhor é a que nos faz melhor, ou seja, a que atinge o objetivo da evolução espiritual, que é o autoconhecimento.
A Psicologia Espirita em seu caminho de autoconhecimento, ela associa o estado equilibrado do indivíduo ao estado ético e moral.
Ética e moral são conceitos de certo e errado, bom e mau, justo e injusto.
Como o Espiritismo é uma religião cristã, como ensina Jesus nos Evangelhos da Bíblia, chamando as pessoas que tem boa conduta de justas, e as que tem má conduta, de injustas.
A Psicologia Analítica, ela diz que as pessoas emocionais fazem julgamentos baseados em certo e errado, bom e mal, justo e injusto, pois se importam com isso, e esse é o conceito de pessoas justas como são chamadas por Jesus na Bíblia.
Enquanto que a pessoa que não é emocional, ou seja, que é muito mais fria de sentimentos, não fez esses julgamentos em certo e errado, justo e injusto, bom e mau.
Logo quem se importa com o que é bom, é uma boa pessoa, e isso é afinidade, e também quem se importa com o que é justo, então é uma pessoa justa, e ambas essas características fazem parte do mesmo tipo de pessoas.
As boas pessoas são emocionais, elas têm caráter, são as pessoas que tem espiritualidade, que já desenvolveram sua evolução espiritual a bons níveis para cima.
Já uma pessoa que é mais fria não.
Um psicopata, que como os médicos dizem, é uma pessoa quase sem sentimentos, são sádicos e gostam de fazer o mal, e muitas fezes fazem grandes estragos na vida das pessoas, até mesmo matam e torturam.
Para o Espiritismo, nós encarnados, somos pessoas que estamos aqui para aprender a amar, no nível evolutivo humano, e os psicopatas ainda não aprenderam isso, somente minimamente e bem pouquinho tem emoções apenas por si mesmos.
A Psicologia trata do tema da autoestima, que é muito importante, e podemos conciliar isso com um ensinamento de Jesus Cristo, que diz algo muito repetido pelos espiritas, e eles não param para pensar que se trata, também de autoestima, que é o seguinte:
Ama o outro como a ti mesmo.
Autoamor é autoestima, então é para nos amarmos a nós mesmos, e aos outros também.  
Amor sempre é uma coisa da luz.
Muitas pessoas acham que devemos amar somente aos outros, mas não, é para nos amarmos também. 
Assim podemos ver que a Psicologia Espirita aceita a contribuição da Psicologia Cientifica, ambas tratando os seres humanos.
A Psicologia Espirita também correlaciona, muitas vezes a depressão e a síndrome do pânica, como sintomas de estar sendo obissediado por algum ou alguns espíritos.
A síndrome do Pânico é um portal, e a depressão é o roubo da energia do chakra cardíaco, que tem relação com as emoções.
Como vemos é bem amplo a Psicologia Espirita, e correlaciona eventos interiores com eventos espirituais, pois muitas vezes eles estão juntos.
Para a Psicologia Espirita a terapia serve para a renovação moral e harmonia consigo mesmo. 
A Psicologia Espirita trabalha para nosso aprimoramento moral, que é a evolução espiritual, nossa melhora de caráter, de aumentar nosso amor, ou seja, os sentimentos, nos tornando mais sentimentais.
Jesus ensina a bondade, que é o amor, então está tudo correlacionado, a moral, o se importar com o que é certo, bom e justo, a nossa bondade, generosidade e etc.
Na Psicologia Cientifica, o nível de saúde mental, emocional ou psicológica, é o quanto de autoconhecimento uma pessoa tem.
A preocupação das muitas religiões que existem é com o autoconhecimento, e esse é o remédio para muitos males para a Psicologia Cientifica.
Mas as outras religiões também têm suas Psicologias, se é que podemos chamar assim, pois ensinam o bem, a moral, a ética também, com sua linguagem e jeito.
Existe inclusive um curso de faculdade chamado de Ciências das Religiões, das quais a Psicologia é uma dessas ciências.
A Psicologia, que envolve a psique, ou o espirito, como chama o Espiritismo, é um tema importante, e que sempre devemos buscar esse aumento de amor, de bondade, de consciência.
Fiquem com luz
Seres de luz
Do seu amiguinho, o Erezinho, o Marcelinho

 

Alguns Destaques: